net.sourceforge.fenixedu.domain.Degree:1411416447778821
ISUTC
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Ensino
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LEET
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Plano LEET
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Currículo
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Electrónica Analógica II
Licenciatura em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações
Plano Curricular Plano LEET
Electrónica Analógica II
(ELAN)
ContextosGrupo: Plano LEET > 1º Ciclo Período: 3 Ano, 1 Semestre Grupo: Plano LEET > 1º Ciclo Período: 3 Ano, 1 Semestre Peso1.0 (para cálculo da média) ObjectivosApós a frequência da Disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
• Entender os amplificadores sintonizados e a distinção dos mesmos de acordo com a banda de operação • Projectar malhas de casamento de impedâncias a partir de elementos passivos (RLC) • Analisar e projectar osciladores sinusoidais e não-sinusoidais • Analisar diferentes sinais de rádio • Analisar e projectar os principais circuitos de radiocomunicação • Reconhecer diversos métodos e suas realizações esquemáticas de modulação, detecção e processamento de sinais de rádio
ProgramaDEPARTAMENTO DE TECNOLOGIAS ELECTROTÉCNICA E ELECTRÓNICA Ano Lectivo 2023 PROGRAMA ANALÍTICO Disciplina: Electrónica Analógica II Curso: Lic. em Engenharia Electrónica e de Telecomunicações Ano/Semestre: 3º Ano/1º Semestre Turma: LEET31 Carga horária: 4 H/Semana; Docente: Eng.º Arlindo D. Mondlane
OBJECTIVOS OPERACIONAIS Após a frequência da Disciplina, os alunos deverão ser capazes de:
• Entender os amplificadores sintonizados e a distinção dos mesmos de acordo com a banda de operação • Projectar malhas de casamento de impedâncias a partir de elementos passivos (RLC) • Analisar e projectar osciladores sinusoidais e não-sinusoidais • Analisar diferentes sinais de rádio • Analisar e projectar os principais circuitos de radiocomunicação • Reconhecer diversos métodos e suas realizações esquemáticas de modulação, detecção e processamento de sinais de rádio
PRINCIPAIS CONTEÚDOS
1. Introdução à Radio electrónica. ........................................................................16 aulas
• Modelos de transístores bipolares e Unipolares; • Amplificadores Sintonizados; • Amplificadores de RF, análise da determinação dos ganhos e dos circulos de estabilidade de entrada e saída; • Factor de qualidade • Redes de casamento de impedâncias
2. Sistemas de Radiofrequência ........................................................................16 aulas • Osciladores RC e de Relaxação – Teoria fundamental da geração de sinais usados nas telecomunicações; • Osciladores LC e a Cristal – Geração de sinais de alta frequência e de elevada estabilidade, influência do factor de qualidade; • Modulação e Moduladores de Amplitude – Teoria do transporte de sinais de baixa frequência inserindo-os na amplitude de sinas de altas frequências; • Modulação e Moduladores Angulares – Teoria do transporte de sinais de baixa frequência inserindo-os na frequência ou fase de sinas de altas frequências;
3. Transmissores de Radiofrequência ........................................................................14 aulas • Determinação dos principais blocos funcionais de um transmissor – Osciladores, Moduladores e Amplificadores; • Análise dos parâmetros determinantes para que haja uma boa transmissão.
4. Receptores de Radiofrequência. ........................................................................14 aulas • Determinação dos principais blocos funcionais de um receptor – Filtros, Amplificadores de RF, Oscilador Local, Demoduladores e Amplificadores de banda base
METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM - A Disciplina desenvolver-se-á com aulas teórico-práticas e práticas; - A informação e os conceitos de carácter teórico serão intercalados com actividades de carácter prático em regime tutorial (resolução de exercícios numéricos e práticos). Serão feitos nas aulas Mini-Testes (mT) e Testes (T) e Trabalhos Laboratoriais (TL); - Para além do estudo regular, os estudantes deverão realizar e Trabalhos Para Casa (TPC) resultantes de pesquisa bibliográfica; - É indispensável o trabalho individual dos estudantes, com resolução dos exercícios dados e com à bibliografia recomendada e às fichas da Disciplina;
AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO A avaliação é componente essencial do processo de ensino-aprendizagem e obedece ao Regulamento em vigor no ISUTC. Baseia-se essencialmente no sistema de Avaliação Contínua. Terão lugar as seguintes actividades de avaliação, com as pontuações indicadas:
Actividade Design. Qt. Pontuação
Por activid. Total
Trabalho para casa TPC 2 100 200
Trabalhos Laboratorais TL 4 50 200
Visita de estudo V 0
Mini-Testes MT 2 100 200
Trabalho de investigação/pesquisa TI 0
Testes T 2 200 400
Diverso D 0
Pontuação Total de Frequência do Semestre 1000
Pontuação Exame final. 400 00
Pontuação Total da Disciplina 1400
Para obter Aprovação na Disciplina, o estudante deverá alcançar um mínimo de 700 pontos, dos quais uns mínimos de 200 pontos deverão ser obtidos no Exame Final.
BIBLIOGRAFIA E CONSULTA BIBLIOGRÁFICA
1. Alberto Malvino & David Bates - Electrónica, Vol. 1 - 8ª Edição - McGraw-Hill, 2016 Bookman.
2. Robert Boylestad & Louis Nashelsky - Elctronic Devices and Circuit Theory - 7th Edition - Prentice Hall.
3. Jacob Milman & Christos Halkias - Electrónica, Vol. 1 - McGraw Hill
4. Milton Gussow, Electricidade Básica, 2ª Edição, Pearson, 1997
5. HUELSMAN, L. et al, Operational Amplifiers Design and Applications, McGraw-Hill, 1981;
6. RAPPAPORT, Theodore S., Wireless Communications: Principles and Practice, Prentice Hall, 2002, ISBN: 0-13-042232-0;
7. SILVA, Manuel de Medeiros, Introdução aos Circuitos Electricos e Electrónicos, Fundação Gulbenkian, 1996; PLANIFICAÇÃO SEMANAL
Semana Aula Conteúdo Tipo de Aula 1 1 Apresentação e considerações Tema 1. Amplificadores Potência (Revisão) e Amplificadores Sintonizados Teórica 2 Amplificadores de Classe A com e sem Transformador – modos de operação. Amplificadores de classe B Teórica 2 3 Amplificadores de Calsse AB e Push-Pull Teórica 4 Exercícios de aplicação. [Marcação do TPC 1] Prática 3 5 Amplificadores Sintonizados – introdução, Amplificadores de sintonia simples; Casamento de Impedância para o melhor Ganho Teórica 6 Amplificadores de Sintonia Síncrona. Produto Ganho – Banda – Passante. Teórica 4 7 Exercícios de Aplicação Prática 8 Exercícios de aplicação [1º Mini-Teste] Prática 5 9 Tema 2: Sistemas de Radio Frequência Osciladores RC e de Relaxação – Teoria fundamental da geração de sinais usados nas telecomunicações; Osciladores LC e a Cristal – Geração de sinais de alta frequência e de elevada estabilidade, influência do factor de qualidade; Teórica 10 Modulação e Moduladores de Amplitude – Teoria do transporte de sinais de baixa frequência inserindo-os na amplitude de sinas de altas frequências; Modulação e Moduladores Angulares – Teoria do transporte de sinais de baixa frequência inserindo-os na frequência ou fase de sinas de altas frequências; Teórica 6 11 Exercícios de Aplicação Teórica 12 Exercícios de Aplicação Prática 7 13 [Aula Laboratorial 1] Prática 14 [Teste 1] Prática 8 15 Tema 3: Transmissores de Radiofrequência Determinação dos principais blocos funcionais de um transmissor – Osciladores, Moduladores e Amplificadores; Teórica 16 Análise dos parâmetros determinantes para que haja uma boa transmissão. Teórica 9 17 Exercícios de Aplicação Prática 18 Exercícios de Aplicação Prática 10 19 [Aula Laboratorial 2] Prática 20 Tema 4: Receptores de Radiofrequência [Marcação do TPC2] Determinação dos principais blocos funcionais de um receptor – Filtros,Oscilador Local, Demoduladores e Amplificadores de banda base Teórica 11 21 Exercícios de Aplicação Prática 22 Exercícios de Aplicação Prática 12 23 [Aula Laboratorial 3] Prática 24 Amplificadores de RF [2º Mini-Teste] Teórica 13 25 Oscilador Local, Demoduladores e Amplificadores de banda base Teórica/Prática 26 Exercícios de Aplicação Teórica 14 27 Exercícios de Aplicação Prática 28 [Aula Laboratorial 4] Prática 15 29 [Teste 4] Pratica 30 Correcção do Teste e considerações finais Prática
RESUMO DA PLANIFICAÇÃO DAS AULAS
Semana 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 A. Teóricas 2 0 1 1 2 1 0 1 2 0 2 0 2 0 2 A. Práticas 0 2 1 1 0 1 2 1 0 2 0 2 0 2 2 Avaliações 1 1 1 1 1 2
DISTRIBUIÇÃO DAS HORAS PELOS TEMAS Nº Tema Carga Horária Total Teór. Prát. Lab. 1 Amplificadores a baixa e alta frequência 6 4 2 12 2 Realimentação negativa em Amplificadores 6 4 0 10 3 Outros Amplificadores 4 4 2 10 4 Filtros Activos 2 4 2 8 5 Geradores de sinais 4 4 0 8 6 Reguladores de Voltagem 2 2 0 4 7 Amplificadores de Potência 4 4 2 8 TOTAL 26 26 8 60
CALENDARIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES
Semana Aula nº Designação Pontos Conteúdo (facultativo) 2 4 Marcação do TPC1 100 Tema 1 4 8 Miniteste 1 100 Tema 1 e 2 7 13 Aula Laboratorial 1 50 Tema 1 e 2 7 14 Teste 1 200 Tema 1 e 2 10 21 Marcação do TPC 2 100 Tema 3 10 20 Aula Laboratorial 2 50 Tema 4 12 23 Aula Laboratorial 3 50 Tema 3 a 5 12 24 Miniteste 2 100 Tema 3 a 6 15 28 Aula Laboratorial 4 50 Tema 5 a 7 15 30 Teste 2 200 Temas 3 a 7
O Regente da Cadeira: Engº. _______Arlindo D. Mondlane_______ Assinatura: __________________________ Data: __20___ / __03___ / __2023___
Visto pelo Coordenador do Departamento Assinatura: __________________________ Data: __20___ / __03___ / __2023___
Autorizado pelo Director de Programas de Graduação Assinatura: __________________________ Data: _____ / _____ / _____
Metodologia de avaliaçãoN/A
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